Você sabe da importância de manter um bom relacionamento com o seu cliente? Este é um aspecto fundamental para qualquer tipo de empresa ou negócio.
Ter um produto de qualidade e traçar boas estratégias são, sem dúvidas, formas de alcançar bons resultados. Porém, ter uma proximidade com os seus consumidores pode potencializar esses efeitos.
E assim como qualquer outro tipo de relacionamento, também necessita de manutenção, diálogo e reciprocidade, independente da etapa do funil de vendas em que se encontra.
E isso serve para qualquer área, ok? Desde os menores produtos, até investimentos e bens de consumo mais duráveis, como venda de automóveis e imóveis.
Mas, afinal, qual a importância do relacionamento com o cliente para a sua empresa?
Confira algumas dicas para construir relações sólidas com seus consumidores.
> Veja também: dicas de como otimizar o seu lançamento imobiliário.
Entenda importância do relacionamento com o cliente
Criar laços saudáveis com o seu cliente vai muito além de apenas vender seus produtos. Ter mais atenção e demonstrar um cuidado com seu consumidor pode fazer a diferença entre você e o seu concorrente.
O principal objetivo dessas interações é garantir um vínculo a longo prazo. Dessa forma, a maioria das pessoas que se tornam fiéis à sua marca, podem também se tornar grandes defensores dela, voltando a fazer negócio no futuro ou, até mesmo, indicando para outras pessoas. E todos nós sabemos que no mercado imobiliário, credibilidade e confiança são a chave para o negócio!
Por outro lado, um relacionamento ruim pode prejudicar a imagem e a reputação da empresa, levando a perda de novos clientes e, consequentemente, das vendas. Para recuperá-la é muito mais difícil (e caro) do que manter uma boa relação.
De acordo com pesquisas, no Brasil, por exemplo, 70% dos consumidores não voltam a comprar de uma marca após má experiência. Apesar de envolver outras avaliações, como formas de pagamento, vivência no local, entre outros, o atendimento também se encaixa nesse estudo.
Para conseguir fazê-lo de forma efetiva, aqui vão algumas dicas.
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Seja pontual, ágil e disponível
Pontualidade no atendimento é imprescindível. Vivemos hoje em um mundo digital, onde todos os seus potenciais clientes estão conectados e, provavelmente, o seu concorrente também.
Portanto, ser pontual significa atender o seu cliente na hora certa, no lugar ou no canal certo.
Se você captar a atenção de uma pessoa, a ponto de fazer ela tirar um tempo para te mandar uma mensagem, ela realmente está interessada em saber um pouco mais sobre o que você está oferecendo. Porém, se houver demora na resposta, esse potencial cliente pode demandar a sua atenção para outros eventos, perdendo o foco em você.
E, nesse meio tempo, se ela estiver em contato com uma outra empresa e obter uma resposta mais ágil, a chance de continuar negócio com o seu concorrente é muito alta.
Quando se trata da venda de imóveis, a pontualidade é fundamental.
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Comunique-se de forma clara e objetiva
Mantenha uma comunicação clara do que precisa ser informado ao seu cliente. Por isso, evite sempre termos e expressões que possam causar dúvidas, duplo sentido ou mal entendidos.
Se estiver se comunicando virtualmente, mantenha uma conversa personalizada, para que o indivíduo possa se sentir valorizado e importante.
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Entenda o comportamento do cliente
Para se comunicar com alguém, é importante entender o seu comportamento não é verdade? Seus gostos, história de vida, sonhos, objetivos, metas, hábitos, entre outros.
Se antes era preciso apenas traçar um perfil genérico de consumidores, hoje há uma necessidade de personalização muito maior.
Sendo assim, é possível entender melhor o seu cliente e ofertá-lo a melhor solução para resolver o seu problema.
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Seja empático
Se fosse você o cliente, como gostaria de ser tratado?
A empatia se resume na capacidade de se colocar no lugar do outro. Dessa forma, é possível estreitar ainda mais suas relações e compreender com mais facilidade as principais necessidades do público que você está lidando no momento, levando em consideração personalidade e humor.
Essa habilidade também ajuda a demonstrar mais credibilidade e confiança no seu trabalho, no qual seu cliente se sente acolhido.
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Peça feedback e use-os para melhorar
O feedback serve para ajudar a identificar os pontos fortes e fracos do seu trabalho. Por isso, essa etapa é muito importante para desenvolver e aprimorar suas habilidades.
Não leve para o lado pessoal e considere todos os tipos de retorno a respeito do seu trabalho, sejam dúvidas, reclamações, críticas ou elogios.
Podemos concluir, portanto, que manter relações saudáveis e a longo prazo pode elevar ainda mais os resultados das suas vendas!
Manter um bom relacionamento com o cliente é fundamental para o seu negócio, seja ele qual for.
No mercado imobiliário, a atenção deve ser redobrada! Afinal, estamos lidando com um processo um pouco mais longo, demorado e que envolve, muitas vezes, um sonho.
Com a Geact, você consegue ter uma visão mais ampla de todo o seu negócio e identificar em qual etapa do funil de vendas o seu cliente se encontra. Assim, é muito mais fácil utilizar a melhor abordagem para cada momento de vida do consumidor.
Além disso, é possível, também, ter controle total de tudo o que ocorre na sua empresa, desde a entrada dos leads, até o gerenciamento de recebíveis. Isso tudo concentrado em um único lugar e acesso facilitado, com apenas poucos cliques.
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