fbpx

Certificado de Recebíveis Imobiliários: O que é e como funciona

Imagem com fundo azulado, algumas moedas e desenho de casa simulando um gráfico em crescimento. Em texto branco, o escrito "certificado de recebíveis imobiliários: o que é e como funciona"

O mercado imobiliário brasileiro tem crescido cada dia que passa e está em constante ascensão, chamando a atenção de muitas pessoas e investidores. 

Para 2023, as expectativas não foram diferentes. Pesquisas apontaram que 62% dos empresários brasileiros tinham boas expectativas em relação ao ano passado.

Além disso, muitas pessoas se animaram devido às mudanças do Programa do Governo Federal, Minha Casa Minha Vida, que também oferece oportunidades para pessoas com maior poder aquisitivo de conseguirem financiar um imóvel próprio. 

Por mais que seja um mercado que mostre uma boa rentabilidade, não são todas as pessoas que conseguem investir. Portanto, o CRI pode ser uma boa alternativa. 

Mas o que é CRI e como funciona? 

Nós te contamos ao longo desse texto. Confira!

O que é CRI

CRI — Certificado de Recebíveis Imobiliários — são títulos de renda fixa que ajudam a financiar as transações no mercado imobiliário. É como se fosse uma “promessa” de pagamento em relação a um imóvel. 

Porém, esses títulos só podem ser emitidos por instituições específicas e por securitizadoras. Após emitidos, esses certificados podem ser adquiridos por pessoas interessadas em receber os pagamentos futuros gerados pelos recebíveis imobiliários. 

Ou seja, o CRI é direito a um crédito concedido para um investidor realizar uma transação imobiliária.

É seguro investir em Certificado de Recebíveis Imobiliários?

Quando se compra CRI, é possível prever a renda gerada a partir daquele investimento, já que é pago uma taxa prefixada que é conhecida na compra. 

Porém, cada título é um e é importante estar atento às condições na hora de fazer o investimento. 

É importante lembrar que, assim como todo investimento, o CRI também envolve riscos e, portanto, devem ser feitos com cautela.

Quanto é necessário investir e qual é a tributação sobre o CRI?

Não é necessário uma grande quantia de dinheiro para começar a investir em CRI. É possível começar com um valor mais acessível. 

E quanto aos impostos, os Certificados de Recebíveis Imobiliários são isentos de imposto de renda e IOF. Porém, apesar da isenção, ainda assim é necessário declarar o imposto de renda. 

Quanto ao tipo de remuneração, existem alguns tipos:

  • Pré fixada: é indicada para casos que há expectativa de queda, uma vez que a remuneração combinada até o vencimento do título
  • Pós fixada: indicada para expectativas de de elevação na taxa de juros, pois só é possível saber o quanto vai ganhar após o vencimento do título
  • Híbrida: é uma mistura das duas formas anteriores, no qual é definida uma taxa de remuneração antes da compra e outra parte só se sabe após o vencimento.

Vale a pena investir em CRI?

Investimentos dependem muito do objetivo de cada pessoa. Os certificados de Recebíveis Imobiliários são uma boa alternativa para quem deseja investir no mercado e obter um resultado a longo prazo.

Porém, é necessário estudar e analisar qual é a melhor maneira de investir em CRI.

O que achou do conteúdo?

Continue nos acompanhando para mais conteúdos como esse!

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Pós-venda imobiliário

5 Dicas indispensáveis para construir relacionamentos duradouros Por que o pós-venda importa: No dinâmico mercado imobiliário, o verdadeiro sucesso vai além da simples transação de venda