O mundo passou por uma intensa transformação digital com a pandemia do coronavírus, em 2020. E isso atingiu também o mercado imobiliário.
Muitas empresas e profissionais autônomos da área se viram obrigados a inovar e se adaptar às novas tendências que vinham surgindo com mais velocidade. Isso afetou não só o mercado, como o comportamento do consumidor.
Novos hábitos de compra apareceram e canais digitais de comunicação, como as redes sociais, influenciaram muito a relação entre as marcas e pessoas. Segundo uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, ao experimentar diversas categorias de e-commerce, 70% pretende manter as compras online.
Hoje, tudo e todos estão conectados. Seus clientes, potenciais consumidores e concorrentes estão presentes no mundo digital. A concorrência cresceu e, diante disso, é necessário traçar estratégias para se destacar neste mercado tão rico de informações.
Ou seja, é preciso ir além de produtos e preços. Gerar valores e entregar conteúdos alinhados às expectativas dos potenciais clientes para conquistá-los é indispensável.
O funil de vendas no mercado imobiliário é um modelo que ajuda a planejar e definir planos quando um lead se torna uma oportunidade. Você conhece este modelo e sabe como usá-lo nos seus planos?
Vantagens da transformação digital para o mercado imobiliário
A transformação digital agrega valor no modo de trabalhar de uma empresa e também para o cliente. Tem como principal objetivo criar oportunidades e potencializar resultados.
Muitas tendências que contribuem para essa transformação já apareceram, como realidade virtual, imagens 360º, uso de CRM, aplicação da inteligência artificial, assinaturas virtuais e aplicativos mobile que criam soluções efetivas e priorizam o conforto.
As principais vantagens trazidas pela tecnologia para a área imobiliária são:
- Visibilidade e alcance;
- Agilidade e eficiência no atendimento;
- Redução de custos;
- Melhoria para a experiência do cliente;
- Segurança dos dados e de informações.
Qual a importância do funil de vendas no mercado imobiliário?
Primeiro, vamos entender o que é funil de vendas.
A compra de um imóvel não é um processo tão simples e rápido assim. Envolve diversas etapas e análises até que se chegue a uma decisão final de fato.
Durante este tempo, o consumidor passa por 4 etapas:
1 – Aprendizado e descoberta
A primeira etapa, de topo de funil, é quando o potencial cliente entende que há um problema a resolver (neste caso, de encontrar um novo imóvel). Aqui, é interessante trabalhar com conteúdos mais amplos para que o seu conteúdo chegue até ele gerando um valor.
2 – Consideração
Esta etapa representa o meio de funil, na qual o seu lead já está considerando tomar algum tipo de decisão. É aqui onde começam as pesquisas por preços, localizações, reputação de empresas e avaliação das reais necessidades.
Aqui pode haver comparações e visitas presenciais aos imóveis ou apartamentos decorados.
O tipo de conteúdo ou de conversa pode ser mais direcionado aos imóveis que você tem a oferecer e seus diferenciais.
3 – Decisão
Depois de trabalhar bastante o relacionamento com o seu cliente nas etapas anteriores, esta é a etapa na qual a decisão de compra será tomada.
4 – Pós venda
O processo de venda não acaba com a entrega das chaves. O atendimento e suporte no pós venda é essencial para que o cliente se sinta acolhido e certo de que fez a melhor escolha.
Com um feedback positivo, a chance de influenciar outras pessoas e se tornar um defensor da marca é muito maior!
Para corretores de imóveis, imobiliárias, construtoras e incorporadoras, entender o funil de vendas é fundamental para criações de estratégias de marketing e vendas personalizadas.
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