A expansão do mercado imobiliário em 2021 é vista com entusiasmo pelos especialistas.
O ano de 2020 foi surpreendente para o mercado imobiliário. No início do ano, os especialistas apostavam em um mercado aquecido e em ascensão, mas a chegada da pandemia causou um impacto inicial que preocupou o mercado. O setor imobiliário reagiu, se mostrou flexível às mudanças e deu a volta por cima.
Com a menor taxa Selic da história, investidores e especialistas do mercado apostam no aquecimento do mercado para os próximos meses.
Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) apontou que 97% dos empresários pretendem lançar projetos, nos próximos 12 meses, e 92% comprará terrenos, principal matéria-prima para a produção imobiliária, no período.
Brasil precisará de 30 milhões de novas moradias na próxima década
Segundo pesquisa da pesquisa da ABRAINC, o Brasil terá uma demanda de 30,7 milhões de residências até 2030. Os dados favorecem o planejamento e investimento à médio e longo prazo.
E a intenção de compra só aumenta, a Datastore, empresa de pesquisas de mercado com abrangência nacional para o setor imobiliário, divulgou um estudo que aponta que 11 milhões de famílias possuem intenção de compra de imóveis nos próximos 36 meses.
O novo consumidor
Com a pandemia e o isolamento social a busca por imóveis mais confortáveis e que permitem trabalho em home office aumentou. Outra consequência relevante foi a mudança na forma como esses consumidores vão adquirir um novo imóvel. Neste contexto, é possível observar que as vendas digitais tiveram um aumento significativo no último semestre, não só no Brasil, como em outros países.
Segundo Castiglia, CEO RE/MAX Itália: “não podemos desperdiçar essa oportunidade, tendo aprendido a usar essas ferramentas e continuar usando-as para sempre pois elas aumentam nossa produtividade, conseguimos fazer muito com elas de forma mais fácil, economizando tempo para os nossos clientes e para nossos corretores.”. E essa é uma tendência que deve permanecer.
Diante deste cenário, incorporadoras, construtoras e imobiliárias são motivadas a investirem em alternativas digitais para comercializar imóveis, realizar lançamentos de forma remota e digital, e simplificar e agilizar a gestão das vendas.
O mercado imobiliário digital
A adaptação do mercado imobiliário ao digital acontece de forma positiva e flexível. Quem quiser se manter no mercado e capitalizar nas oportunidades geradas por esta mudança, tem que estar preparado para esse momento.
Plataformas que permitem fazer todo o processo, desde a captação e gerenciamento de leads até a assinatura eletrônica dos contratos, ganharam mercado e se tornaram ferramentas indispensáveis para o setor.
A GEACT, por exemplo, é umas das plataformas robustas traz ao mercado solução completa para pequenos, médios e grandes empreendedores, permitindo que 100% do processo de vendas seja feito de forma digital.
A adaptação do mercado ao digital trouxe vários benefícios, um deles foi expandir a possibilidade que pessoas do mundo todo efetuem compra de imóveis em questão de minutos. Otimizando assim o processo operacional e impulsionando vendas do setor.
Agora que você já conhece as tendências do mercado imobiliário para 2021, que tal rever seus processos de vendas e torna-lo 100% digital para aproveitar as oportunidades de expansão para os próximos meses?